Buscar
  • Nascente

Estrutura da casa para o Parto Domiciliar Planejado

Atualizado: Jun 20

Você sabe qual a casa ideal para parir?


A sua!


Quando a ideia do PDP aparece, muitas pessoas a descartam por deduzir que a sua casa não teria o tamanho adequado ou que necessitam de grandes mudanças, como reformas. Porém, a verdade é que já atendemos partos em diversos tipos de imóveis: casas (grandes e pequenas, na cidade e no campo), apartamentos (o que muitos pensam ser complicado por conta dos vizinhos, mas que raramente é) e locais provisórios, como casa de familiares ou alugadas somente para o momento do parto e pós parto. E uma curiosidade: notamos que muitos casais iniciam obras ao descobrir a gestação, provavelmente porque as mudanças internas são tão grandes que acabam refletindo externamente.


A estrutura básica necessária é casa aquecida, chuveiro, cama e cozinha. Um local que comporte bem a experiência do parto. Espaços reservados e aquecidos, que se tenha liberdade, principalmente para adotar posições e usar a roupa que desejar (ou até mesmo não usar nenhuma). O chuveiro para ficar muito tempo, auxiliando na tensão e na dor. A cama para relaxar entre as contrações e descansar no pós parto. A cozinha com as comidas escolhidas, para manter a energia e hidratação no trabalho de parto e pós parto imediato. Quando vamos às consultas de pré natal, conhecemos a casa e algumas vezes sugerimos adaptações, como arrastar um móvel e deixar um corredor livre.


Vale recordar que o parto é um momento íntimo e estar em um ambiente com clima agradável, escurinho, silencioso ou talvez com uma música e um cheirinho que se goste, colabora muito para a liberação dos hormônios que regulam o trabalho de parto. O que se espera é um lugar acolhedor e aconchegante, em que a parturiente se sinta bem, facilitando o processo fisiológico. Diferenciando de um ambiente hospitalar tradicional, frio e hostil.


Ter as suas coisas por perto, suas toalhas, roupas e estar na sua morada é sempre muito bom. Um belo diferencial do PDP e do acompanhamento do trabalho de parto pré hospitalar, é estar no seu cantinho, em um lugar que inspire segurança para viver o mar de intensidade que é o trabalho de parto.


#partodomiciliarplanejado

#partohumanizado

#acompanhamentopréhospitalar



Fotografias de:


Mirella Rabaioli

Natália Zwetsch Fotopoesia

Heitor Jardim

Rafael Rosa


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo